Receita: Doce de Banana (Bananada)
domingo, maio 15, 2016Olá,
A receita de hoje é um das mais tradicionais e ótima pra fazer quando tem banana sobrando (ou quase estragando) em casa.
Muito fácil, e com poucos ingredientes. Além de ficar uma delíciaaaaaa.
O único contra é tempo, mas enfim, descobri alguns truques para você não ficar o tempo inteiro na frente do fogão!
- 3/4 de xícara de açúcar CRISTAL
- 5 bananas maduras (usei nanica)
- 1 colher de sopa de suco de limão
- Canela é opcional
A minha receita demorou 1h10. Porém ao longo do "modo de fazer" você vai perceber que não precisar ficar esse tempo todo na frente do fogão!
1- Coloco na panela os seguintes ingredientes: Açúcar cristal (tem que ser o cristal, pois o refinado queima muito fácil) e as bananas bem amassadas. Liguei em fogo alto e só misturo bem, não precisa ficar mexendo.
2- Dez minutos depois, eu adiciono uma colher de sopa de suco de limão, dou outra mexida e abaixo para o fogo baixo. (Eu coloco o celular pra despertar e não perder o tempo) - PS: Se quiser canela, adicione agora também.
3 e 4- Em seguida, você vai verificar e mexer o doce de 10 em 10 minutos até os 40 minutos de fogão. (Ou seja, você já viu uma vez ao colocar o suco do limão, e vai ver (e mexer) mais 3 vezes).
5- Depois dos 40 minutos, o doce começa a reduzir aos poucos. Aí você vai começar a vê-lo e mexê-lo até o 55 minutos de 5 em 5 minutos (ainda em fogo baixo). Ou seja, vai mexer mais três vezes. O Doce vai reduzir ainda mais.
6- Dos 55 minutos até 1h10 (são 15 minutos), aí você vai ter que ficar direto no fogão, para não grudar na panela e vai poder aumentar o fogo (não é obrigatório, mas eu coloquei fogo alto, pra ir mais rápido). Não esqueça de mexer sem parar!! É o momento que começar a criar uma "liga" e transformar em doce de banana mesmo.
7- Você pode deixar ainda mais que 1h10, aí ele vai ficar mais escuro, mais doce e etc. O meu, eu gostei nesse tempo, achei que ficou ótimo! Então fica a seu critério! Quando estiver pronto, coloque em um recipiente e deixa esfriar!
Até a próxima!
0 comentários